A beleza da arte popular brasileira da Ilha do Ferro
30 de agosto de 2016
Pampulha: De Belo Horizonte para o Mundo.
5 de janeiro de 2017
Exibir Tudo

A Importância do Ecoproduto

O ecoproduto está sendo utilizado há algum tempo e cada vez mais as pessoas vêm se conscientizando da importância do seu uso para preservar o meio ambiente.

Ecoproduto é todo bem de consumo que utilize componentes sustentáveis (reciclado/reciclável), matérias-primas sustentáveis: recicladas, reutilizadas, orgânicas, extrativistas cultiváveis, não danosos ao meio ambiente, embalagens em mínima quantidade, feitas de materiais recicláveis/recicladas, e ambientalmente responsáveis, métodos de produção e transporte utilizando fontes de energia limpa, mínimo consumo de água, tratamento de efluentes com destinação ambientalmente responsável, logística reversa pós consume.

O design e a arquitetura seguem juntos com o movimento da sustentabilidade. Hoje em dia, podemos criar vários ambientes sustentáveis com muito bom gosto. Com criatividade, podemos transformar o que achávamos ser lixo em peças de decoração. O que não falta por aí são produtos para colocar esta ideia em prática. A utilização de caixotes de feiras, bambus, painéis feitos com pallets, dão um charme ímpar aos ambientes. Para criarmos um móvel diferenciado reciclando materiais ou mesmo para colocarmos revestimentos sustentáveis na casa de um cliente precisamos usar criatividade para adequarmos aos demais mobiliários do cliente. É preciso pesquisar sobre produtos novos, lançados no mercado e matérias-primas diferenciadas para conseguirmos um resultado a altura da necessidade do cliente.

 

 

Este tipo de mobiliário, acabamento ou peça decorativa pode ser utilizado em qualquer ambiente, desde que aja harmonia e integração ao projeto. A utilização do bambu também está sendo bastante explorada. É uma matéria-prima resistente, bonita, durável e econômica.

A sustentabilidade e a preservação da natureza são tendências mundiais e estão sempre presentes nos projetos de arquitetura e paisagismo, quando reciclamos estes artigos com características de ecoproduto, como os caixotes encontrados em feiras de frutas e verduras, pallets em depósitos e lixos de empresas que usam este tipo de produto para carregar as suas máquinas, escadas rústicas em construções. Ou com empresas que trabalham com reciclagem de matérias-primas como garrafas, fibra de coco e pneus.

Todos os dias, mais e mais empresas são criadas, surgidas de desenvolvimento de pesquisa e inovação, descobrindo novos produtos finais ou matérias-primas sustentáveis para o mercado. A própria feira de Milão está trazendo a cada ano mais e mais materiais e empresas “sustentáveis”, com um produto bem-acabado e características visuais e de design excepcionais.

A vantagem de fazer um projeto sustentável, utilizando ecoprodutos é desenvolver projetos inovadores que não agridam a natureza. Por outro lado, alguns materiais sustentáveis, como revestimentos, ainda têm um custo mais elevado que os materiais comuns.

A elaboração de projetos com esta proposta é simples, tudo depende da intenção com o projeto.  Qualquer elemento do projeto que for mal utilizado pode gerar ruído e poluir o espaço.  O importante é usar bem a criatividade e ter carinho na hora de fazer uso destes elementos. Não basta simplesmente se apropriar de uma caixa por exemplo. É preciso saber para quê será usada e dar um acabamento ideal para esse uso. O macete é experimentar. Brincar. Tentar. Inovar.

 

Flávia Freitas

 

Publicado no site da Isabela Teixeira da Costa