Chevron na decoração
5 de janeiro de 2017
Exibir Tudo

Como fazer a área externa ser o melhor lugar da casa

A importância de decorar ambientes externos é a mesma de deixar o interior da sua casa lindo.

 

Ter uma área de lazer é um privilégio. Transformar essa área em um espaço de relaxamento e convivência com personalidade e sofisticação tem deixado cada vez mais as pessoas interessadas em investir nessas áreas.

O uso do deck de madeira é uma das opções mais tradicionais e interessantes para varandas gourmet, piscinas, ofurôs e spa, oferecendo um ar elegante e harmonioso para ambientar o seu espaço. Para dar um visual aconchegante podemos investir em mesas com ombrelone, cadeiras, pufes, sofás e espreguiçadeiras. Abusar de um belo projeto de iluminação é um ótimo recurso para deixar seu espaço mais bonito, iluminado, além de destacar o seu mobiliário e paisagismo.

 

 

Existem no mercado várias opções para você fazer o seu deck. Você pode construí-lo sob medida ou comprar em módulos. O mais usado são as madeiras Ipê e Cumaru, são famosas por sua beleza, funcionalidade e ótima resistência apresentadas após o tratamento com selante. Além de terem um preço acessível.

É possível construir com outros tipos de materiais. Pode ser feito de porcelanato, usando peças que simulam as cores da madeira, e também com plástico reciclado, material que tem sido muito usado. É instalado da mesma maneira que se instala um deck de madeira, fazendo encaixes das partes plásticas.

O que tem enriquecido muito as áreas externas também é o uso de pergolados ou pérgola: estruturas feitas com pilares e vigas paralelas que podem ser construídas com materiais diferentes como madeira, metal, concreto ou até mesmo feito de bambu para ambientes mais sombreados.

Os pergolados proporcionam um ambiente aconchegante e de relaxamento, podendo ser  aberto ou fechado com tecido, vidro ou policarbonato translúcido para proteção de chuva,  deixando o ambiente leve e bem iluminado.

 

 

A combinação da pérgola com o paisagismo é perfeita. Servindo de apoio para plantas  como trepadeiras, criamos um espaço com um aspecto clássico, bonito e convidativo. O resultado visual fica incrível com as flores cobrindo as colunas e as vigas.

Na Itália as pérgolas eram usadas como suporte para plantio e cultivo de parreiras de uva. Porém, hoje são usadas principalmente para dar um charme às vilas italianas. São usadas também em varandas como uma extensão da estrutura da casa ou em meio a jardins oferecendo descontração e bucolismo ao ambiente.

 

Flávia Freitas

 

Publicado no site da Isabela Teixeira da Costa